5 de set. de 2012

Capela histórica no centro de Belém será restaurada pela UFPA

Um dos últimos exemplares de capela doméstica da área urbana de Belém, atribuída ao italiano Landi, será revitalizada. Após anos interditada por falta de manutenção e correndo o risco de ser vendida e até destruída, a Capela do Senhor dos Passos, construída no século XVIII no centro comercial de Belém, ficará sob os cuidados da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Assim que o processo de compra for concluído, a UFPA pretende restaurar a capela e utilizar o espaço para pesquisa acadêmica. Nos fundos do terreno, uma escola de música será implantada e o local também será usado para pesquisas históricas. “Vai ser um grande laboratório pra arqueologia, arquitetura histórica, um grande laboratório para a história”, conta Flávio Nassar, pró-reitor da UFPA.

A UFPA terá um grande trabalho pela frente, as paredes da capela estão deterioradas, a fachada tomada pelo mato e limo, infiltrações no teto deixam tudo alagado quando chove. O fechamento da capela foi lamentado por quem frequentava o lugar.

O proprietário informou que fechou a capela porque não tinha condições financeiras de pagar a restauração. Ele decidiu então colocar a capela para vender e chegou a anunciar nas páginas dos jornais impressos por R$ 1,2 milhões. A UFPA propôs menos e conseguiu comprar o imóvel.

Fonte: G1 PA (http://g1.globo.com/)