Documentos

ESTATUTO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (download)
É uma norma institucional que define princípios, finalidades, estrutura, organização, integrantes da comunidade universitária, patrimônio, recursos, regime orçamentário e financeiro da UFPA. Norteia as demais políticas no âmbito da UFPA. O Estatuto da UFPA define os seguintes princípios orientadores para suas ações: a universalização do conhecimento; o respeito à ética e a diversidade étnica, cultural e biológica; o pluralismo de ideias e de pensamento; o ensino público e gratuito; a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão; a flexibilidade de métodos, critérios e procedimentos acadêmicos; a excelência; a defesa dos direitos humanos e a preservação do meio ambiente.

REGIMENTO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (download)
É instrumento normativo que disciplina aspectos gerais e comuns da estruturação e do funcionamento dos órgãos e serviços da UFPA, regulamentados pelo institucional. Afirma e detalha aspectos do Estatuto da UFPA.

REGULAMENTO DA GRADUAÇÃO (download)
A característica essencial do Regulamento da Graduação consiste em reunir sistematicamente a concepção da formação acadêmica, centrada em processos e procedimentos que permitam o estabelecimento do aprender a aprender, com a utilização de diversos recursos, inclusive as tecnologias da informação que marcam este novo tempo. A articulação de saberes proposta pelo Regulamento destina-se ao desenvolvimento de competências capazes de formar cidadãos profissionais com uma visão de homem e de sociedade que supera o cientificismo e o tecnicismo da era moderna. Essa nova concepção formativa, fundamentada em mudanças paradigmáticas educacionais e, no âmbito normativo nacional, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBEN 9.394/1996 e demais instrumentos dela decorrentes, induziu uma revisão profunda nas normas institucionais, resultando neste documento histórico ora apresentado.

REGIMENTO DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA ARTE (download)
O documento expressa, dentre outras coisas, os princípios e as finalidades do ICA: I – formar profissionais das Artes e do seu ensino, por iniciativa própria ou em parceria com instituições congêneres; II – gerar, sistematizar e difundir conhecimento artístico, científico e tecnológico em artes e áreas afins, integrando-o aos saberes tradicionais; III – fomentar, apoiar e promover o aperfeiçoamento, a qualificação técnica e a troca de experiências entre profissionais, visando o desenvolvimento da arte e da cultura; IV – contribuir para o planejamento, a execução, a manutenção e a avaliação de programas e projetos na área de artes solicitados por outros órgãos/unidades acadêmicas mantidas ou a serem criadas pela Universidade Federal do Pará; V – manter intercâmbio artístico, científico e tecnológico com instituições locais, nacionais e estrangeiras; VI – prestar serviços especializados à comunidade, estabelecendo com esta relação de reciprocidade, visando o desenvolvimento e o apreço pelas manifestações culturais de caráter artístico-estéticas. (Art. 2º)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - MEC (acesse)
Nos seus quase 80 anos de trajetória, o Ministério da Educação busca promover um ensino de qualidade.

EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES - ENADE (acesse)
O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados. O exame é obrigatório para os alunos selecionados e condição indispensável para a emissão do histórico escolar. A primeira aplicação ocorreu em 2004 e a periodicidade máxima com que cada área do conhecimento é avaliada é trienal.

HISTÓRICO ESCOLAR ON-LINE (acesse)
A UFPA, por meio do Centro de Registro e Indicadores Acadêmicos (CIAC), disponibiliza o serviço de "histórico escolar" on-line. Para utilizar o serviço é necessário que o usuário siga as instruções abaixo:
1- Insira no primeiro campo o seu número de matrícula
2- No segundo campo o seu CPF (somente com caracteres numéricos).
3- Clique no botão entrar.

CENTRAL DE ESTÁGIO (acesse)
A Central de Estágio está vinculada a Diretoria de Ensino da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG). É responsável em prover campo de estágio e acompanhar a execução dos mesmos por meio de contato com as Unidades (Institutos), Sub-unidades Acadêmicas (Faculdades ou Escolas) e Empresas. Funciona de 2ª a 6ª feira, de 8h às 18h, no prédio da Reitoria 2º andar – PROEG. Para ter acesso a mais informações entre em contato com o E-mail: estagiodacproeg@ufpa.br ou Fone/Fax: 3201-7265.

BIBLIOTECA CENTRAL (acesse)
A Biblioteca Central presta serviços à comunidade universitária e à sociedade em geral atendendo as suas necessidades de informação presencial e virtual. É a maior biblioteca universitária da Região Norte na prestação de serviços, acervos e produtos. Para isso conta com uma área física de 6.117,81 m2. Seu acervo é formado por mais de 500 mil volumes que somados aos números dos acervos das Bibliotecas do SIBI/UFPA totaliza mais de 900.000 volumes existentes nas Bibliotecas da UFPA, incluindo todos os tipos de materiais (livros, periódicos, dissertações, teses, obras raras, fotografias, mapas, disquetes, fitas de vídeo, CD-Roms, DVDs etc.), nos diversos suportes (impresso, digital, eletrônico, on line). Dados da CPA/UFPA.

CALENDÁRIO ACADÊMICO - 2012 (acesse)
O Calendário Acadêmico da UFPA tem como objetivos orientar a comunidade acadêmica, apresentar informações importantes para a comunidade universitária, como períodos letivos, feriados, processos seletivos da Instituição, prazos para as práticas e efetivação das atividades acadêmicas dos cursos de graduação, dentre outros.

PROGRAMA BOLSA KIT ACADÊMICO/ PROEX - (acesse)
O programa possibilita que estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica tenham acesso a materiais acadêmicos e de instrução. Podem participar estudantes de graduação que já fazem parte do Programa Permanência, estudantes que ingressaram na Universidade por meio do sistema de cotas e estudantes não cotistas que comprovam renda familiar mensal de até meio salário mínimo per capita ou não superior a três salários mínimos. Esses critérios são estabelecidos a partir do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). Cursos atendidos: Arquitetura, Artes Visuais, Enfermagem, Engenharias, Farmácia, Geologia, Medicina, Medicina Veterinária, Música, Oceanografia e Odontologia.

PROGRAMA ESTUDANTE SAUDÁVEL - PES/ PROEX (acesse)
O objetivo do Programa é promover ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abranjam assistência e atendimento à saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico e o tratamento de baixa complexidade, visando o bem-estar e a qualidade de vida do discente, contribuindo para sua permanência e conclusão de curso de graduação nesta Universidade. O Programa abrange: Assistência Odontológica e Preventiva aos Estudantes de Graduação da UFPA em Atenção Socioeconômica, Clínica de Psicologia, Laboratório de Farmácia, Ações voltadas para prevenção de câncer em estudantes universitárias, Serviço de Assistência Psicossocial aos Discentes (SAPS) e Projeto Ações Integrada de Extensão à Saúde Estudantil (Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza - HUBFS).

APOIO À PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS/ PROEX (acesse)
Dentre as ações desenvolvidas pela Diretoria de Assistência e Integração Estudantil (DAIE), da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), destaca-se o apoio à participação de estudantes discentes em eventos científicos, tecnológicos, culturais e também os encontros estudantis de caráter político acadêmicos. O objetivo da iniciativa é possibilitar que os estudantes da UFPA divulguem sua produção cientifica e acadêmica por todo país.